Resumo da Semana de 20 a 24 out – 28 Out 25

Resumo Economico da Semana de 20 a 24 outubro 25   


Aqui pode acompanhar o resumo da semana, que destaca os eventos mais relevantes nos mercados, na economia e na geopolítica. Este resumo oferece uma visão consolidada dos principais acontecimentos, ajudando a contextualizar tendências e a identificar os fatores que marcaram a agenda global nos últimos dias.    


América do Norte    

Estados Unidos

Durante a passada semana, as bolsas norte-americanas registaram ganhos consistentes, apesar das incertezas ligadas às relações comerciais entre os EUA e a China e da subida dos preços do petróleo após Washington ter imposto sanções às duas maiores empresas petrolíferas russas.

O prolongado encerramento parcial do governo dos EUA, iniciado no início de outubro, atrasou a divulgação de vários indicadores económicos importantes. Mesmo assim, o Departamento de Estatísticas Laborais publicou os números da inflação de setembro de 2025, com um atraso superior a uma semana, permitindo à Administração da Segurança Social calcular o ajustamento anual do custo de vida.

A inflação geral subiu para 3,0%, ligeiramente acima dos 2,9% registados em agosto, mas abaixo da previsão de 3,1%. A inflação subjacente, que exclui os preços de alimentos e energia, manteve-se também em 3,0%, mostrando uma pequena desaceleração face ao mês anterior.

Os índices de gestores de compras (PMI) preliminares para outubro de 2025 apontaram para uma melhoria da atividade empresarial. O setor dos serviços destacou-se, atingindo um máximo de três meses com um valor de 55,2 pontos, enquanto o PMI industrial subiu ligeiramente para 52,2, sinalizando uma recuperação gradual nas condições de negócio.

Europa e Rússia    

Europa

Na zona euro, as principais bolsas fecharam a semana em alta. Os inquéritos de gestores de compras mostraram uma aceleração da atividade económica em outubro de 2025, impulsionada pelo maior aumento de novas encomendas em dois anos e meio. O PMI dos serviços atingiu um máximo de 14 meses, subindo para 52,6, enquanto o PMI da indústria avançou pelo oitavo mês consecutivo, de 49,8 para 50,0, indicando expansão.

Reino Unido

No Reino Unido, a inflação anual manteve-se inesperadamente estável em 3,8% pelo terceiro mês seguido, contrariando as previsões de uma subida para 3,9%. A inflação subjacente recuou ligeiramente para 3,5% em setembro, face aos 3,6% de agosto, o que reforçou as apostas dos mercados financeiros numa possível redução das taxas de juro em dezembro de 2025. Paralelamente, as vendas a retalho cresceram 0,5% em setembro, marcando o quarto mês consecutivo de aumento.

Ásia e Médio Oriente    

Japão

As bolsas japonesas registaram fortes ganhos na semana que terminou a 25 de outubro de 2025, impulsionadas pela eleição de Sanae Takaichi como nova primeira-ministra do país, líder do Partido Liberal Democrata (PLD). A sua ênfase em políticas fiscais pró-crescimento e apoio à economia foi bem recebida pelos investidores.

Nos dados económicos, a inflação nacional subjacente manteve-se acima da meta de 2% do Banco do Japão, com o Índice de Preços no Consumidor (IPC) a aumentar 2,9% em setembro, em linha com as previsões e acima dos 2,7% de agosto. A subida foi impulsionada pelos custos de energia e alimentação.

China

Os mercados acionistas chineses também subiram ao longo de outubro, sustentados pelo desempenho sólido das ações tecnológicas, apesar dos sinais de procura interna enfraquecida.

De acordo com o Gabinete Nacional de Estatísticas, o PIB da China cresceu 4,8% no terceiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior, colocando a economia numa trajetória sólida para atingir a meta oficial de crescimento de cerca de 5%. Em setembro, as vendas a retalho aumentaram 3,0%, o ritmo mais lento desde novembro de 2024, enquanto o investimento em ativos fixos recuou 0,5% nos primeiros nove meses do ano. Em contrapartida, a produção industrial surpreendeu positivamente com uma subida de 6,5%, impulsionada pelo setor exportador.

No plano político, Pequim anunciou no final do quarto plenário do Comité Central do Partido Comunista, o compromisso de reforçar a autossuficiência científica e tecnológica durante os próximos cinco anos.


Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

(Artigo sobre o Resumo da semana de 13 a 17 de Outubro, formato “Geral”, atualizado com informações até 28 de Outubro de 2025. Categorias: Global. Tags: Global, Resumo da Semana)

Avatar photo
About The Investment - Team 2823 Articles
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/