
Fundada em 1899, a VF Corporation é um líder global em vestuário, calçado e acessórios de estilo de vida de marca. Com sede em Denver, Colorado, a empresa opera através de uma carteira diversificada de marcas bem conhecidas, incluindo The North Face, Vans, Timberland e Dickies. O modelo de negócio da VF Corporation dá ênfase à inovação, sustentabilidade e aquisições estratégicas, permitindo-lhe manter uma presença robusta no mercado e adaptar-se à evolução das preferências dos consumidores.
Com uma extensa cadeia de fornecimento global, a VF Corporation assegura uma produção e distribuição eficientes em várias geografias, aumentando a sua capacidade de satisfazer a procura dos consumidores. A empresa está empenhada na responsabilidade social corporativa, concentrando-se na proteção ambiental, no envolvimento da comunidade e em práticas comerciais éticas.
Earnings

A VF Corp, a empresa-mãe de marcas como The North Face e Vans, sofreu mudanças significativas sob a direção do CEO Bracken Darrell. Apesar dos ajustamentos estratégicos, das medidas de redução de custos e de um importante acordo para vender a marca Supreme, os resultados financeiros da empresa para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2025 refletem desafios contínuos.
No trimestre que terminou em 29 de junho de 2024, a VF Corp registou um prejuízo líquido de 258,9 milhões de dólares, ou 67 cêntimos por ação, um aumento acentuado em relação a um prejuízo de 57,4 milhões de dólares, ou 15 cêntimos por ação, um ano antes. O prejuízo ajustado por ação foi de 33 cêntimos, ligeiramente melhor do que os 37 cêntimos por ação esperados pelos analistas. As vendas caíram 9%, para 1,9 mil milhões de dólares, em comparação com 2,1 mil milhões de dólares no ano anterior.
Os destaques do desempenho específico da marca incluem um declínio de 21% nas vendas da Vans para 581,8 milhões de dólares, que foi atribuído aos esforços de transformação em curso, incluindo o encerramento de lojas. As vendas da Dickies diminuíram 15% para 116,8 milhões de dólares e as vendas da Timberland diminuíram 10% para 229,4 milhões de dólares. A The North Face, tradicionalmente com um forte desempenho, diminuiu 3% para 524,2 milhões de dólares.

Fonte: LSEG
A nível regional, as Américas registaram o maior declínio nas vendas, com uma descida de 12%. No entanto, o negócio da Grande China teve um lado positivo, com um aumento de 4% nas vendas numa base de moeda constante, graças a uma gama de produtos melhorada e a novos estilos.
Desde que assumiu o cargo em junho, o Diretor Executivo Bracken Darrell implementou várias mudanças estratégicas. A VF Corp vendeu a sua marca Supreme à EssilorLuxottica por 1,5 mil milhões de dólares, tendo as receitas sido utilizadas para reduzir a dívida. Darrell também reformulou a equipa executiva, nomeando Sun Choe como presidente da Vans e Caroline Brown como presidente da The North Face.
A empresa tem vindo a reduzir ativamente os custos, tendo conseguido poupar 50 milhões de dólares neste trimestre, como parte de um objetivo de 300 milhões de dólares. Estas poupanças estão a ser reinvestidas em áreas-chave como o desenvolvimento de produtos e a construção de marcas. Apesar dos atuais contratempos financeiros, Darrell mantém-se otimista: “Embora não estejamos de volta ao crescimento, os passos que estamos a dar agora levar-nos-ão até lá.”
Dívida da empresa

Fonte: LSEG
A VF Corp tem uma dívida total de 4,56 mil milhões de dólares e reservas de caixa de 637,42 milhões de dólares, com 229,37 milhões de dólares em juros pagos nos últimos doze meses (LTM). Apesar de uma classificação de crédito B+, a empresa enfrenta desafios com um fluxo de caixa livre (FCF) negativo de $535,10 milhões, indicando ineficiências operacionais ou de investimento. O perfil de maturidade da dívida mostra reembolsos gerenciáveis com uma média de $500m por ano de 2025 a 2033. Embora a liquidez da empresa e a gestão da dívida sejam áreas de preocupação, um foco na melhoria do FCF será fundamental para melhorar a estabilidade financeira.
Métricas de Valor

Fonte: Tradingview
Na última década, o preço das ações da VF Corp flutuou significativamente, refletindo tendências económicas mais amplas e eventos específicos da empresa. De 2014 ao início de 2020, as ações geralmente apresentaram tendência de alta, atingindo um pico a rondar os 100$ em 2020, impulsionado pela forte procura do consumidor e aquisições de marcas bem-sucedidas. No entanto, a pandemia da COVID-19 causou um declínio acentuado à medida que a atividade económica global abrandava. As ações recuperaram ligeiramente em 2021, mas sofreram uma nova pressão em 2022 devido a perturbações na cadeia de abastecimento, ao aumento da inflação e à alteração das preferências dos consumidores. Em setembro de 2024, o preço das ações ronda os 19 dólares, com a empresa a continuar a enfrentar desafios como a inflação elevada, o aumento da concorrência e uma mudança no comportamento dos consumidores para marcas mais sustentáveis e digitais.

Fonte: LSEG
Mesmo com o seu preço bastante reduzido, os rácios desta empresa são apenas medianos, com alguns a roçar o mau. A empresa enfrenta algumas dificuldades, mas verá alguma melhoria dos seus rácios nos próximos 12 meses, no entanto, não o suficiente para considerar esta uma boa opção de compra.
Expectativas e Anúncios
A VF Corp declarou um dividendo trimestral de 0,09 dólares por ação, a pagar em 18 de setembro de 2024. A empresa devolveu 35 milhões de dólares aos acionistas através de dividendos no primeiro trimestre do ano fiscal 2025 e planeia continuar esta prática. Os inventários foram 24% mais baixos do que há um ano, refletindo uma melhor gestão e operações mais simples. As margens brutas diminuíram 80 pontos de base para 52%, afetadas por ventos contrários da moeda e por uma combinação de produtos desfavorável.
O primeiro trimestre do ano fiscal 2025 da VF Corp sublinha os desafios que a empresa enfrenta, apesar das medidas proactivas e das mudanças estratégicas. Espera-se que as iniciativas de transformação e as estratégias de redução de custos posicionem a empresa para um regresso ao crescimento e uma melhor saúde financeira a longo prazo.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Revisão: Revisão v1 – 05 out 24 21:25