Volkswagen, News – 04 Nov 25

Volkswagen enfrenta tensão na cadeia de fornecimento de semicondutores mas assegura fornecedor alternativo


Aqui pode acompanhar as últimas informações relacionadas com a Volkswagen. Acompanhamos de forma contínua os desenvolvimentos mais relevantes que impactam esta empresa e consolidamos os pontos essenciais num formato que oferece uma visão clara, objetiva e alinhada com a nossa análise.


Strategic Highlights – 23 outubro 2025

  • Volkswagen alertou trabalhadores para possíveis paragens de produção devido à escassez de chips, relacionada com o impasse sobre a holandesa Nexperia.
  • O grupo confirmou, no dia seguinte, que assegurou um fornecedor alternativo capaz de substituir a Nexperia, evitando disrupções graves.
  • A crise surge após o governo neerlandês ter nacionalizado a Nexperia, citando preocupações de propriedade intelectual e segurança, o que levou a bloqueios de exportação pela China.
  • BMW e Mercedes-Benz também procuram alternativas de fornecimento, sinalizando risco sistémico na indústria automóvel europeia.
  • A VW estuda um regime de horas reduzidas apoiado pelo Estado alemão, potencialmente afetando dezenas de milhares de funcionários.

Nota de Contexto

A Volkswagen AG, sediada em Wolfsburg, é o maior construtor automóvel europeu, integrando marcas como Audi, Porsche, Skoda, SEAT e Volkswagen Veículos Comerciais.
A empresa está no centro da transição energética e digital da indústria automóvel, com forte dependência de semicondutores para as suas plataformas elétricas e híbridas.

A Nexperia, fabricante de chips de baixa complexidade mas essenciais para a eletrónica automóvel, foi adquirida por um grupo chinês em 2019. Em setembro de 2025, o governo dos Países Baixos interveio e assumiu o controlo direto da empresa, alegando riscos estratégicos de propriedade intelectual. Como resposta, a China restringiu as exportações de produtos acabados da Nexperia, afetando gravemente a cadeia de abastecimento europeia.

Tensão Industrial e Risco de Paragens

A Volkswagen informou os trabalhadores, a 22 outubro 2025, de que “não pode excluir paragens de produção no curto prazo” devido à incerteza no fornecimento de semicondutores.
Apesar de não existir impacto imediato, a direção admitiu que o risco é “dinâmico e imprevisível”.

O jornal Bild noticiou que estavam planeadas interrupções de produção já a partir da semana seguinte, começando pela linha do Golf, e depois alargando-se a outros modelos.
A empresa recusou confirmar a informação, mas reconheceu que mantém “monitorização diária” da situação.

Simultaneamente, foi anunciada a suspensão temporária da produção do Golf e Tiguan em Wolfsburg na sexta-feira, embora, segundo a empresa, por motivos logísticos não relacionados com a escassez de chips.

A Volkswagen também iniciou conversações com as autoridades laborais alemãs sobre a eventual implementação de um modelo de trabalho reduzido com apoio estatal (Kurzarbeit), em caso de agravamento da crise.

Impacto Sistémico no Setor Automóvel Europeu

A situação da Nexperia tornou-se um fator de vulnerabilidade estrutural para o setor automóvel europeu.
Os chips da Nexperia, embora tecnologicamente simples, são produzidos em grandes volumes e embalados na China, o que cria uma forte dependência externa.

A indústria automóvel europeia teme racionamentos de componentes, já que China e Países Baixos continuam sem acordo político sobre as exportações.
BMW e Mercedes-Benz confirmaram estar a trabalhar com fornecedores alternativos, tentando garantir continuidade de produção, mas a falta de redundância na cadeia de semicondutores permanece uma ameaça transversal ao setor.

Reação da Volkswagen e Medidas Mitigadoras

A 23 outubro 2025, num esforço para estabilizar o mercado e a confiança dos investidores, a Volkswagen comunicou que assegurou acesso a semicondutores de um fornecedor alternativo.

O diretor de produção da marca VW, Christian Vollmer, declarou ao jornal Handelsblatt:

“Temos um fornecedor alternativo que pode compensar a perda de abastecimento dos semicondutores da Nexperia.”

Esta medida visa evitar paragens de produção e preservar a continuidade das linhas principais, enquanto o grupo mantém diálogo com os governos alemão e neerlandês sobre possíveis soluções diplomáticas e logísticas.

Apesar da incerteza, esta decisão foi interpretada como um sinal de resiliência operacional, reduzindo o risco de disrupção imediata nas fábricas alemãs.

Implicações Estratégicas e Geopolíticas

A crise da Nexperia expõe a vulnerabilidade da Europa no domínio dos semicondutores, um setor dominado por Estados Unidos, Taiwan e China.
A dependência de chips “simples” mas críticos – usados em controlos eletrónicos, sensores e sistemas de segurança automóvel – sublinha a necessidade de diversificação urgente das cadeias de fornecimento.

Para a Volkswagen, o episódio reforça a importância de integração vertical e contratos regionais de fornecimento, reduzindo a exposição a decisões políticas externas.
A médio prazo, a empresa poderá acelerar parcerias com fornecedores europeus e coreanos, alinhando-se com o plano da UE Chips Act, que visa duplicar a produção de semicondutores no bloco até 2030.

Conclusão

Entre 22 e 23 de outubro de 2025, a Volkswagen passou de uma situação de risco potencial de paragem de produção para uma postura de contenção e mitigação, ao garantir um fornecedor alternativo de chips.

Embora o risco imediato tenha diminuído, o caso revela a fragilidade estrutural da indústria automóvel europeia face à geopolítica tecnológica e à concentração da produção de semicondutores.

A reação rápida da Volkswagen mostra capacidade de gestão de crise, mas evidencia também que a autonomia tecnológica europeia continua distante, um tema que poderá ganhar peso nas políticas industriais da próxima década.


Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

(Artigo sobre a Volkswagen, formato “News”, atualizado com informações até 23 de Outubro de 2025. Categorias: Transporte. Classe de Ativos: Ações. Tags: Acionista, Alemanha, Transporte, Volkswagen, Veículos Elétricos, Veículos a Combustão, Veículos Híbridos)

Avatar photo
About The Investment - Team 2670 Articles
A The Investment Team é a equipa editorial responsável pela coordenação e publicação dos conteúdos do The Investment. Saiba mais em theinvestment.pt/the-investment-team/