
Aqui pode acompanhar as últimas noticias relacionadas com a Ford. As notícias são uma componente importante pois ajudam a manter uma linha condutora em relação aos eventos mais relevantes que afetam a empresa.
30 Out
Ford Motor: Perspetivas e Desafios no Mercado Automotivo
- Perspetiva de Lucros: A Ford espera atingir o limite inferior da sua orientação de lucros, prevendo cerca de 10 mil milhões de dólares em lucros antes de juros e impostos para o ano.
- Desempenho das Ações: As ações da empresa caíram 5% no pregão fora de horas após o anúncio.
- Desafios do Setor: A Ford enfrenta uma guerra de preços global, altos custos de garantias e problemas na cadeia de abastecimento.
- Resultados do Terceiro Trimestre: A Ford reportou um lucro líquido de 900 milhões de dólares, com perdas significativas em veículos elétricos.
Na segunda-feira, a Ford Motor anunciou que espera atingir o limite inferior da sua orientação de lucros para o ano, o que resultou numa queda de 5% nas suas ações durante o pregão fora de horas. A empresa estima que o lucro antes de juros e impostos para este ano ficará em cerca de 10 mil milhões de dólares, em comparação com a previsão anterior de 10 a 12 mil milhões de dólares.
O CEO Jim Farley comentou sobre a atual “guerra de preços global” que afeta a Ford, ressaltando que esta é impulsionada por um excesso de capacidade, uma grande quantidade de novos modelos de veículos elétricos (EV) e uma significativa pressão regulatória. Enquanto isso, a General Motors, sua principal concorrente, superou as expectativas de Wall Street com os seus resultados do terceiro trimestre, prevendo um lucro semelhante ao do ano corrente para o próximo ano.
A Ford enfrenta ainda desafios adicionais, incluindo elevados custos de garantia e complicações na sua cadeia de abastecimento, exacerbadas pelos recentes furacões. Apesar disso, a empresa reportou um lucro líquido de 900 milhões de dólares no terceiro trimestre, o que equivale a 22 cêntimos por ação, comparado a 30 cêntimos por ação no ano anterior. Essa queda nos lucros foi influenciada por um encargo de 1 milhão de dólares associado ao cancelamento da produção de um SUV elétrico de três filas.
Garrett Nelson, analista da CFRA Research, apontou que a Ford e outros fabricantes estão a enfrentar “ventos contrários” devido às altas taxas de juro e aos níveis de stock acima da média, levando a um aumento dos incentivos e outras medidas que devem impactar as margens. Em termos ajustados, a Ford registou um lucro de 49 cêntimos por ação, superando a estimativa média de 47 cêntimos dos analistas.
As divisões de negócios e motores a gás da Ford contribuíram com um EBIT combinado de cerca de 3,4 mil milhões de dólares, ajudando a mitigar as perdas nos veículos elétricos. No entanto, a empresa está a operar com níveis de stock acima do desejado, encerrando o trimestre com 91 dias de stock bruto e 68 dias de stock do revendedor.
Farley também enfrentou decisões difíceis em relação à linha de veículos elétricos, especialmente com o aumento da concorrência da Tesla e de fabricantes de automóveis chineses. A Ford cancelou o lançamento do seu aguardado EV de três filas, citando a falta de rentabilidade dentro do prazo esperado.
Atualmente, a Ford enfrenta um prejuízo estimado de cerca de 5 mil milhões de dólares nos seus veículos elétricos. A empresa reportou uma perda de 1,2 mil milhões de dólares em EBIT no terceiro trimestre para este segmento, elevando as suas perdas para 3,7 mil milhões de dólares nos primeiros três trimestres de 2024. Embora a empresa tenha implementado melhorias de custos de quase mil milhões de dólares em relação ao ano anterior, estes ganhos foram em grande parte anulados pela pressão de preços no setor.
O diretor financeiro John Lawler previu que a pressão sobre os preços dos EVs deve continuar intensa pelo menos até 2026, à medida que mais montadoras entram no mercado com novos modelos. A Ford mantém a expectativa de cortar 2 mil milhões de dólares em custos anuais até o final do ano, especialmente em materiais, fabricação e frete, na tentativa de compensar os custos laborais crescentes após um novo acordo com o sindicato United Auto Workers no ano passado.
Em resumo, a Ford enfrenta um panorama desafiador, mas continua a adaptar-se à evolução do mercado automotivo e à competitividade crescente no segmento de veículos elétricos.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
Revisão: Sem Revisão