
Aqui pode acompanhar as últimas noticias relacionadas com a Intel. As notícias são uma componente importante pois ajudam a manter uma linha condutora em relação aos eventos mais relevantes que afetam esta empresa.
01 Nov
Intel: Perspetivas e Desafios no Mercado de Chips
- A Intel expressou otimismo sobre o futuro dos negócios de PCs e servidores, prevendo receitas superiores às estimativas.
- As ações subiram mais de 7% após a divulgação dos resultados, mas tiveram ganhos reduzidos.
- A empresa reportou um prejuízo líquido de 16,6 mil milhões de dólares no terceiro trimestre, mas superou as expectativas em receitas.
- A procura por chips de IA e um novo ciclo de atualização do Windows impulsionaram a demanda por PCs.
- A Intel planeja investimentos de capital entre 12 e 14 mil milhões de dólares para 2025.
A Intel expressou otimismo sobre o futuro dos seus negócios de PCs e servidores, prevendo receitas para o trimestre atual acima das estimativas, embora tenha alertado que ainda há “muito trabalho a fazer”. As ações da gigante dos circuitos integrados subiram mais de 7% no final do pregão, embora tenham reduzido ganhos após a divulgação dos resultados.
Apesar do crescimento nas receitas do terceiro trimestre, a Intel enfrentou um enorme prejuízo líquido devido a despesas relacionadas a imparidades e reestruturação. O diretor financeiro, David Zinsner, afirmou que a empresa está a “fazer progressos” em sua rentabilidade, mas reconheceu que há desafios a superar para atingir os objetivos estabelecidos.
A Intel reportou um prejuízo líquido de 16,6 mil milhões de dólares no terceiro trimestre, excluindo perdas atribuíveis a interesses não controladores. Este valor contrasta com um lucro líquido de cerca de 300 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior. Segundo Ryan Detrick, estrategista-chefe de mercado do Carson Group, as expectativas para a empresa eram bastante baixas e, portanto, os resultados superaram essas previsões.
Como um dos maiores fabricantes de chips para PCs, a Intel beneficiou-se do lançamento de funcionalidades de inteligência artificial (IA) nos dispositivos e de um novo ciclo de atualização do Windows, que revitalizou a procura por PCs após anos de declínio. No entanto, as receitas do seu Grupo de Computação de Clientes, que abrange chips para desktops e portáteis, caíram 7%, totalizando 7,3 mil milhões de dólares. Os analistas previam uma diminuição ainda maior, para 7,38 mil milhões de dólares.
Para o trimestre em curso, a Intel prevê receitas entre 13,3 e 14,3 mil milhões de dólares, com o ponto médio acima da estimativa média dos analistas, que era de 13,66 mil milhões de dólares. Espera-se também que a procura por chips de servidor tradicionais aumente no segundo semestre de 2024, após um período de procura fraca, à medida que os investimentos se direcionam para chips de IA.
No segmento de centros de dados, que inclui chips de IA, a Intel reportou um aumento de receita de 9%, totalizando 3,3 mil milhões de dólares, superando as expectativas dos analistas de 3,16 mil milhões de dólares. No entanto, a participação da Intel no mercado de CPUs para PCs e servidores continua a ser ameaçada pela AMD, que agora tem uma avaliação de mercado superior à da Intel e é a principal concorrente da Nvidia em processadores gráficos de IA.
Zinsner revelou planos de investimentos de capital entre 12 a 14 mil milhões de dólares para 2025. O negócio de fabricação por contrato da empresa viu suas receitas encolherem para 4,4 mil milhões de dólares, e a margem bruta ajustada foi de apenas 18%, muito abaixo das expectativas de 37,9% dos analistas.
O CEO da Intel, Pat Gelsinger, anunciou que a produção em alto volume do seu nó 18A avançado começará no segundo semestre de 2025, com a maioria dos produtos fabricados a serem da própria Intel. Ele também mencionou que a empresa utilizaria a fabricante de chips contratada TSMC “seletivamente” no futuro.
Apesar dos desafios, Detrick considera que tanto os produtos quanto a fundição se saíram bem, indicando que o trimestre foi um “bom trabalho para a empresa em dificuldades”. A Intel reportou um prejuízo líquido ajustado de 46 cêntimos por ação.
Visite o Disclaimer para mais informações.
Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.
Revisão: Sem Revisão