Novartis Earnings, News – 09 Nov 24

Aqui pode acompanhar as últimas noticias relacionadas com a Novartis. As notícias são uma componente importante pois ajudam a manter uma linha condutora em relação aos eventos mais relevantes que afetam esta empresa.

03 Nov

Novartis Reforça Previsões de Lucro, mas Ações Sofrem com Vendas Abaixo do Esperado

  • Aumento de Perspetivas de Lucro: A Novartis elevou pela terceira vez a previsão de crescimento do lucro operacional para 2024, agora estimando um aumento nos “adolescentes altos”.
  • Desempenho do Pluvicto: As vendas do Pluvicto subiram 50% ajustadas à moeda, mas ficaram abaixo das expectativas do mercado, resultando numa queda das ações em 2,6%.
  • Resultado do Terceiro Trimestre: O lucro operacional ajustado aumentou 17% para 5,15 mil milhões de dólares, superando a previsão dos analistas de 4,8 mil milhões de dólares.
  • Crescimento do Cosentyx: As vendas do Cosentyx cresceram 27%, atingindo 1,69 mil milhões de dólares, impulsionadas pela aprovação para o tratamento de hidradenite supurativa.

A Novartis voltou a aumentar a orientação de lucros para 2024 pela terceira vez este ano, impulsionada pelo crescimento do uso dos seus medicamentos sujeitos a receita médica. Apesar da expectativa positiva para o lucro, as ações da farmacêutica suíça registaram uma queda, refletindo a preocupação do mercado com as vendas abaixo do esperado do seu radiofármaco Pluvicto.

A empresa prevê agora um crescimento do lucro operacional básico anual na casa dos “dez por cento”, um aumento face à projeção anterior de “cinco a dez por cento”. Esta revisão é uma resposta ao aumento da procura dos seus medicamentos principais, o que gerou um desempenho financeiro acima das expectativas no terceiro trimestre.

O Pluvicto, medicamento inovador para o tratamento do cancro da próstata, destacou-se com um aumento de vendas de 50%, ajustadas à moeda, atingindo 386 milhões de dólares. No entanto, ao descontar um ajustamento de preço pontual favorável na Europa, o crescimento foi de apenas 36%. Este resultado dececionou alguns traders, que apontaram a baixa disponibilidade do produto como fator de impacto nas ações da Novartis. De acordo com uma análise do Barclays, a limitada oferta do Pluvicto, que anteriormente beneficiou de investimentos nas instalações de produção, tem sido motivo de cautela para os investidores.

Os analistas referem ainda que os esforços para promover o medicamento continuam a aumentar, mas o impacto dessas campanhas poderá demorar a refletir-se nas vendas. Vas Narasimhan, CEO da Novartis, destacou que as mudanças estratégicas — como o corte de postos de trabalho e a separação da unidade de genéricos Sandoz — têm permitido um foco mais claro no desenvolvimento de novos medicamentos em áreas terapêuticas e mercados geográficos prioritários. Segundo Narasimhan, a revisão organizacional iniciada em 2022 reduziu os custos e fortaleceu a empresa, que agora se apresenta como uma “pure-play” em saúde focada em áreas-chave.

Os resultados do terceiro trimestre superaram as previsões dos analistas, com um lucro operacional ajustado de 5,15 mil milhões de dólares, superando a estimativa média de 4,8 mil milhões de dólares. O Cosentyx, um medicamento anti-inflamatório, teve um desempenho de destaque, com um aumento de 27% nas vendas trimestrais, atingindo 1,69 mil milhões de dólares. O crescimento deve-se, em parte, à sua recente aprovação para o tratamento da hidradenite supurativa, uma condição de pele dolorosa semelhante à acne.

Apesar do desempenho sólido, o mercado manteve-se cauteloso quanto ao potencial de crescimento do Pluvicto, reforçando a importância de um aumento de capacidade produtiva para garantir a resposta à procura futura e sustentar o crescimento das receitas.


Visite o Disclaimer para mais informações.

Os valores encontram-se em sistema métrico europeu.

Revisão: Sem Revisão