Demonstrações Financeiras – Cash Flow

O relatório de cash flow é um dos três principais relatórios financeiros a ter em conta quando se analisa uma empresa. Este relatório informa quanto dinheiro uma empresa tem em sua posse e quanto saiu e entrou no seu negócio num determinado período de tempo, como um mês trimestre ou ano.

À primeira vista parece similar ao income statement, que nos permite ver quanto dinheiro se gastou e se ganhou, no entanto não especifica quanto dinheiro uma empresa tem disponível nesse período de tempo.

Ou seja, revela a liquidez de uma empresa, basicamente o dinheiro disponível num determinado momento. Permite também ver as mudanças de capital nos assets, liabilities e equity e através da análise destas variações nestes três principais categorias torna-se possível fazer uma previsão de futuras variações nas entradas e saídas de capital.

Cash Flow Statement

Fonte: Finviz

Como podemos ver na imagem acima, esta demonstração está dividida em três secções:

  • Operating activities: O dinheiro que é apresentado nesta secção é obtido através da principal actividade ou negócio da empresa, seja ela venda de produtos ou serviços. Estes valores envolvem todas saídas ou entradas relacionadas com a execução da principal produção da empresa e por norma indica também amortizações e depreciações.
  • Investment activities: Os valores aqui representados incluem dinheiro gasto, ou ganho, de investimentos que a empresa faz, tais como a compra, ou venda de equipamento, terreno ou até mesmo outra empresa. Esta compra e venda é conhecida também por PPE( property, plant and equipment), ou por CapEx (capital expenditures). De forma geral, qualquer compra a longo termo pode ser considerada um investimento.
  • Financial activities: Depois de utilizar o seu capital para investir é normal as empresas terem que pagar as suas dívidas. É nesta secção que podemos ver quanto dinheiro é direccionado para o pagamento de dívidas, de dividendos ou até mesmo a recompra de acções.

Conclusão

O relatório de Cash Flow é uma ferramenta útil para analisar se uma empresa tem liquidez suficiente para pagar as suas dívidas e para investir na sua melhoria. Tendo em conta que este relatório é mais indicado para uma análise a curto prazo, portanto é aconselhável a utilização da balance sheet e do income statement para obter uma compreensão mais abrangente de uma empresa.

Visite o Disclaimer para mais informações.