O que são commodities?

Commodities, nome que vamos manter em inglês, porque são um produto que se refere ás várias matérias-primas e produtos agrícolas transaccionados. 

O que são?

Uma commodity é uma matéria-prima ou bem agrícola comercializado em mercados. A par de obrigações e acções, as commodities são uma das classes de activos mais utilizadas por investidores. Mas ao contrário das anteriores, este activo não é definido pelo seu emissor/produtor, mas sim pelo produto em si, isto porque as matérias primas são homogéneas independentemente da sua fonte.  Ou seja, café da mesma qualidade, produzido na Colômbia ou na Indonésia têm o mesmo valor.

Estas matérias-primas podem ser uma variedade de produtos, que fazem parte do nosso dia a dia, para exemplificar:

  • Produtos agrícolas: algodão, café, milho, açúcar…;
  • Metais: comuns como cobre, e preciosos como ouro e prata;
  • Energéticas: petróleo, electricidade e gás;
  • Produtos animais: gado;

Mercado de Futuros

As commodities são transaccionadas no mercado de futuros. E o que são futuros? Futuros é um contrato entre um comprador e um vendedor para receber mercadoria, ou outro activo financeiro, numa data limite futura e a um preço pré-acordado. Estes contratos podem ser transaccionados repetidamente até à data da sua expiração.

Com a finalidade de protecção contra flutuações de preços os compradores e vendedores usam contratos de futuros. Dessa forma obtêm uma garantia de preço no momento do contrato, independentemente do preço na data de expiração. Em contrapartida, tal como pode proteger um vendedor de bens de uma descida de preço, também impede a venda a um preço mais proveitoso.

Vantagens

  • Protecção contra inflação – ao contrário de outros activos, que sofrem uma pequena desvalorização devido á inflação, o oposto acontece com as commodities. Da mesma forma que a inflação aumenta o preço de bens e serviços, o mesmo vai acontecer com as matérias-primas usadas nesses bens e serviços.
  • Oportunidade de maior rendimento – ocasionalmente uma procura por certas commodities pode levar a um rápido aumento de preços, o que leva a boas oportunidades de rendimento

Desvantagens

  • Grande volatilidade – Tal como leva a possibilidade de grandes ganhos, pode também acontecer o oposto, onde uma crise por exemplo, pode levar a uma drástica queda de preços de commodities.
  • Lucro nulo – Tendo em conta que commodities são por norma transaccionadas no mercado de futuros como forma de protecção contra volatilidade, este activo pode por vezes trazer rendimentos nulos.

Para quem?

Este activo não é aconselhável para a maior parte dos investidores comuns. É um activo que por vezes pode apresentar oportunidades de grande rendimento, mas também o contrário pode acontecer. Devido à sua maior complexidade, é recomendado para investidores mais experientes, que façam uma gestão activa dos seus investimentos e procurem diversificar o seu portefólio.

Visite o Disclaimer para mais informações.